Livro sensibiliza crianças para poluição marinha

O livro faz parte da campanha de prevenção da poluição marinha

Esta manhã de quarta-feira foi muito diferente para as mais de 60 crianças, entre os 3 e os 6 anos, que estiveram na estufa do Parque Marechal Carmona, para assistirem a uma Hora do Conto muito especial. Tratou-se do lançamento do livro “O Mar Começa Aqui”.

O livro infantil (digital e em papel) faz parte da campanha de sensibilização ambiental com o mesmo nome e que agora pretende chegar às crianças e jovens em formato de livro físico e digital.

Para edição digital do livro aceda aqui

A edição em papel irá ser distribuída nas escolas e também está disponível em todas as bibliotecas municipais de Cascais, assim como nas bibliotecas escolares.
O desafio é que todas as crianças se tornem como o herói da estória, o AquaKid, e sejam protagonista de uma missão: Alertar os adultos para a poluição marinha causada pelo lançamento de lixo e detritos químicos nas sarjetas.

Os alunos da Escola EB1, Jardim de Infância Alto da Peça, em Alcabideche e do Instituto Jacob Rodrigues, da Casa Pia de Lisboa, foram os primeiros a conhecer as aventuras de Sal, um menino que encontra o seu brinquedo preferido na praia. A surpresa é geral porque Sal tinha deixado cair o brinquedo numa sarjeta quando ia a passar na rua. Como é que o AquaKid apareceu no mar?
As crianças presentes descobriram, assim, em conjunto com o Salvador, um menino que adora o mar, o mundo invisível das sarjetas pela "voz" do seu boneco AquaKid. A mensagem ficou clara para todos: tudo o que vai parar a uma sarjeta acaba no mar e que a proteção dos oceanos depende de todos nós.

António Quintas foi uma dessas crianças que seguiu, atentamente, a história de Salvador e do seu brinquedo Aquakid e no fim, deixou o recado, com entusiasmo: “Eu também vou ser um AquaKid como o Sal e limpar a praia e o mar”.

Para André Peres, outro dos meninos mais atentos, com apenas seis anos, decidiu logo ali, mal a história tinha acabado de ser contada, que iria convencer todos lá em casa a espalhar a missão do AquaKid e Irem “a apanhar o lixo do mar”, acrescentando, animado “Vou perguntar aos meus amigos se querem ser também AquaKids comigo”.

Presente na iniciativa, a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, com o pelouro do Ambiente, Joana Balsemão, salientou a importância desta campanha de sensibilização ambiental que chega agora aos mais novos.

“Manter a nossa costa limpa implica trabalhar em várias frentes, tudo está interligado, por isso há um trabalho de prevenção que deve ser feito”, referiu Joana Balsemão, acrescentando que “as sarjetas são grandes agentes poluidores invisíveis porque nos esquecemos que as sarjetas estão ligadas ao mar e a única coisa que lá deve entrar é a água da chuva”.

Mas, não é isso que acontece. É o caso das beatas, papéis e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes. Há mesmo quem acredite que, ao deitar estes resíduos nas sarjetas está a contribuir para manter limpa a via pública. Mas com esta ação está de fato a contribuir para a poluição das nossas ribeiras e do mar.

Conheça mais sobre esta campanha de sensibilização aqui.