Lumina 2016 - “Mundos fantásticos da Luz” para ver em Cascais

A magia está de volta a Cascais. Serão quatro noites para viver intensamente na Vila, da estação dos comboios à Marina, passando pela Baía e muitas das ruas do centro histórico. É mais uma edição do Lumina – Festival da Luz, integrado - no FIC – Festival Internacional de Cultura - que chega para deslumbrar das 20h00 às 24h00 até domingo.
“Se Cascais, durante o dia, tem uma luz que é única, posso vos garantir que, à noite, com o Lumina, essa luz é mágica!”, assim destacou a importância deste evento Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a abertura do Lumina 2016, na Cidadela de Cascais, acrescentando: “É bom ter a oportunidade de partilhar o talento destes artistas”.

“Estamos muito felizes de vos ter aqui”, referiu Carolle Purnelle, que partilha com Nuno Maya a direção do Lumina, de OCubo, entidade parceira da Câmara Municipal na organização do evento que nos últimos quatros anos tem sido responsável por um verdadeiro “mar de gente” nas noites de Cascais.

Sob o tema “Mundos fantásticos da Luz”, há 22 obras para apreciar, da responsabilidade de 40 artistas que proporcionam um percurso de cerca de três quilómetros. Em cada esquina as instalações são capazes de surpreender, não só pela capacidade de contar histórias através da luz, cor e som, mas também pelo engenho criativo de artistas vindos de 10 países.

Em grande formato, contam-se histórias, retrata-se o imaginário de um povo, viaja-se no tempo, entra-se num mundo de ficção ou fica-se lado a lado com coelhos de sete metros de altura… Um trabalho que conta com o apoio das embaixadas de países como a Austrália, Eslovénia, Israel, Suécia, Espanha, França, Filipinas, Polónia e muitas entidades que se reuniram ao talento.

Razões de sobra para que o Lumina de Cascais continue a figurar entre os 10 melhores festivais de luz da Europa.

Importante agora é que cada um saia de casa e venha tirar partido desta arte pública!

Acesso gratuito. Das 20h00 às 24h00. Até domingo, 11 de setembro.

Venha de comboio 2 euros ida e volta ou deixe o carro num dos parques recomendados (ver comunicado cortes de trânsito).

Mais informação em www.lumina.pt