Montepio Meia Maratona de Cascais 2019 é a mais sustentável de sempre

Redução do impacto ambiental e sensibilização tornam-na num Evento Verde.

A 3.ª edição da Montepio Meia Maratona de Cascais realizou-se este domingo, na Baía de Cascais, com a participação de cerca de 5000 atletas, divididos entre o percurso habitual (21,095 km) e a “Caminhada 5 km”, num evento marcado pela sustentabilidade.

Na categoria masculina, o primeiro lugar do pódio pertenceu ao britânico Nikki Johnstone, já o segundo a cortar a meta foi Avelino Eusébio, seguido de João Ferreira. No feminino, Joana Fonseca conquistou o primeiro lugar, antes de Ercília Machado, que relegou Vera Nunes para o terceiro posto.

Mas afinal, porque é que a 3.ª Montepio Meia Maratona de Cascais é a mais sustentável de sempre?

A organização – a cargo da HMS Sports em parceria com o município – elaborou um plano que visa a redução do impacto ambiental, sensibilizando os participantes para a importância da colaboração de todos.

Ao aplicar os três R’s – Reduzir, Reciclar, Reutilizar – dos cinco já em uso (que incluem Recusar e Recuperar), a organização conseguiu:

Reduzir | 30.000 sacos de plástico no evento que até aqui serviam para embalar t-shirts,

dorsais, alfinetes, kits de partida e de meta e maçãs entregues na meta;

Os troféus para os três primeiros classificados masculinos e femininos, até aqui em acrílico (uma forma de plástico) foram substituídos por plantas;

O papel utilizado em folhetos promocionais e informativos foi trocado por papel reciclado ou por mensagens eletrónicas.

As emissões de CO2 resultantes das múltiplas deslocações em tempo de preparativos foram reduzidas através de um melhor planeamento para distribuição dos materiais. Foi igualmente incentivado o uso de transportes públicos e meios de transportes não poluentes criando-se, este ano, um parque de estacionamento para bicicletas com direito a bengaleiro no estacionamento da Cidadela.

Reutilizar | Vai haver apenas um saco reutilizável para entrega dos kits. Igualmente reutilizáveis vão ser os materiais gráficos criados para poderem ser utilizados noutras edições;

Reciclar | Não foi possível substituir as garrafas de água (por motivos de natureza técnica), mas foram multiplicados os esforços de recolha dos materiais para reciclagem. O objetivo é recolher 30.150 garrafas de plástico para reciclagem. Para isso houve um reforço de contentores diferenciados pela Câmara Municipal de Cascais e Sociedade Ponto Verde, bem como de estruturas da Vitalis, a promoção da reciclagem no local de partida e meta e nos pontos de abastecimento instalados ao longo do percurso com reforço de recipientes e de colaboradores para incentivar a separação do lixo e sensibilizar os participantes e o público para a importância da reciclagem.

“Este domingo Cascais dá os primeiros passos do projeto Eventos Sustentáveis – o objetivo é que em 2020 todos os eventos realizados no concelho tenham uma pegada ecológica muito reduzida. Esta visão é ambiciosa e só poderá ser alcançada através de um trabalho de preparação conjunto, no qual a autarquia apoiará os promotores na procura de soluções. Assim, 2019 será um ano de transição, durante o qual iremos observar, analisar e testar, para que em 2020 todos estejamos prontos para sermos agentes de transformação”, terminou Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.