Mostra Nacional de Jovens Criadores já terminou

Durante os dias 22 e 23 de fevereiro a Universidade NOVA SBE foi o centro da criatividade juvenil a nível nacional.
A Mostra Nacional de Jovens Criadores foi o culminar do Concurso Nacional de Jovens Criadores que, há cerca de 30 anos, premeia os melhores jovens artistas a nível nacional. Este ano, foram 97 jovens que apresentaram 79 obras ligadas às áreas de arquitetura, artes plásticas, banda desenhada e ilustração, cinema, dança, design de equipamento, design gráfico, fotografia, joalharia, literatura, moda e cinema.

A cerimónia de encerramento da Mostra contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo, que recordou que “Cascais foi Capital Europeia da Juventude em 2018” e, por esta ser “uma iniciativa que se reporta justamente aos jovens criadores, é a Mostra dos Jovens Criadores, um concurso que decorreu durante 2018, fazia todo o sentido que fosse aqui”.

João Paulo Rebelo agradeceu ainda à Câmara Municipal de Cascais “que é, indiscutivelmente, um município amigo da juventude e por isso tem o reconhecimento do Secretário de Estado da Juventude”.

Também presente na cerimónia esteve o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que aproveitou para “agradecer, no âmbito da Capital Europeia da Juventude, todo o apoio que foi dado pelo governo português e muito em especial à secretaria de estado, para que tivéssemos feito a melhor Capital Europeia da Juventude de sempre”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais fez todo o sentido acolher esta iniciativa em Cascais porque “quer a mostra, quer a NOVA SBE, cumprem com aquilo que são os três pilares daquilo que nós acreditamos ser o futuro do desenvolvimento do nosso concelho” que é “captar, fixar e desenvolver - conhecimento competências e criatividade”.

No âmbito da cerimónia, Carlos Carreiras, anunciou ainda que: “Esta semana concluímos, finalmente, o concurso público para a recuperação do edifício do Cruzeiro, que vai ser a sede da Vila das Artes que acompanha o Bairro dos Museus, que é mais direcionado para as artes plásticas, a Vila das Artes será para as artes performativas”. O presidente da Câmara Municipal de Cascais agradeceu ainda à organização da mostra, deixando o convite para que regressem a Cascais.

No final da Mostra, foram ainda anunciados os artistas que vão representar Portugal na Bienal de Jovens Criadores da CPLP que vai decorrer Angola no mês de julho.

A cerimónia de encerramento contou também com a presença do presidente da Fundação da Juventude, Francisco Maria Balsemão e da Comissária da Capital Europeia da Juventude 2018, Catarina Marques Vieira.

O Concurso Nacional de Jovens Criadores é organizado pela Fundação da Juventude, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Cascais 2018 - Capital Europeia da Juventude, CPAI - Clube Português de Artes e Ideias e do CNJ - Conselho Nacional da Juventude.