CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Na praia/On the beach e Old Meets New | Duas fases na criação artística de Paula Rego

A Casa das Histórias Paula Rego entra em 2017 com duas importantes exposições que revelam diferentes épocas da obra da artista. Os anos 80 ganham visibilidade em Na praia/On the Beach (exposição que inaugurou a 7 de dezembro) e, ao mesmo tempo, Old Meets New mantém-se em exibição, numa última oportunidade de ver reunidas algumas das séries mais recentes da artista, realizadas entre 2013 e 2015. Ambas as exposições estarão patentes até dia 26 de fevereiro.

Na praia com… Paula Rego

On the Beach, obra criada em 1985 e apresentada em outubro deste ano em Londres na 'Frieze Masters', foi recentemente depositada por um colecionador particular na Casa das Histórias Paula Rego, passando a integrar o seu acervo. A partir desta obra, a Casa das Histórias apresenta a exposição Na praia/On the beach que dá a conhecer um ideário narrativo e imagético de cerca de uma década de criação da artista.

Na década de 80, Paula Rego encontrou uma linguagem visual radicalmente nova para contar as suas histórias, criando um universo ambíguo e complexo de interação entre humanos, animais, vegetais e híbridos. Criaturas humanizadas por atributos físicos e comportamentos faziam parte de narrativas e situações peculiares. Neste período, a obra de Paula Rego é constituída por dramas vívidos, sobrepovoados de personagens que se interligam em diálogos indizíveis. A influência do artista britânico Victor Willing (1928-1988), seu marido e cúmplice artístico - que tinha tido, em criança, um teatrinho com um macaco vermelho, um cão com uma só orelha e um urso -, foi o rastilho para a criação destas personagens que passam diretamente de memórias em segunda mão para as suas séries de pinturas, em acrílico sobre papel. É exemplo deste processo de transposição, a série d’O Macaco Vermelho, aqui representada através da obra O Macaco Vermelho bate na sua Mulher, de 1981, que tem o macaco vermelho como personagem constante.

Estas obras, com características formais comuns, rapidamente nos lembram o universo da Banda Desenhada – quer pela simplificação formal, quer pela paleta limitada –, pois linhas de contorno a negro fluem numa sobreposição de personagens animadas.

A artista refere também uma atenção particular ao Livro dos Seres Imaginários de Jorge Luís Borges, publicado originalmente em 1957 com o título Manual de Zoologia Fantástica. Estas criaturas encantadas que, no seu entender, “são bichos que parecem pessoas e pessoas que parecem bichos” - dizendo não saber “o que vem primeiro” - e os atores deste caleidoscópico de aventuras luxuriantes, onde impera a desordem e a distanciação moral característica de um universo onírico. Na Praia é sobretudo de “sexo e gula” que se trata, afirma Paula Rego, mas a sensualidade está sempre presente nestas obras evocativas do mar e que nos remetem inevitavelmente para a pintura de Boticelli, até pela estrutura das composições.

Mais informações

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0