CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Nova proposta de acordo entre a CMC e o Ministério da Educação permite à autarquia investir a 100% nas Escolas do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, revelou hoje no Conselho Municipal de Educação que recebeu do Ministério da Educação uma proposta de acordo, em que a responsabilidade do investimento nas escolas públicas do concelho é 100% da Câmara Municipal de Cascais.

Em causa está a construção da futura Escola Secundária de Cascais, mas também a junção dos agrupamentos de escolas de Alcabideche e IBN Mucana, entre outros investimentos necessários em várias escolas do concelho, num total de 40 milhões de euros.

“Este Conselho Municipal de Educação foi muito importante e veio permitir que se registem passos positivos no sentido de chegarmos finalmente a um entendimento com o Ministério da Educação”, salientou Frederico Pinho de Almeida, vereador com o pelouro da educação, no final da sessão dos trabalhos.

Para Frederico Pinho de Almeida, “neste momento existe já abertura para avançar com este processo. Mantendo-se em funcionamento a Escola Básica 2/3 Pereira Coutinho, que era dos entraves ao processo”.

Quanto à polémica gerada à volta do local onde será construída a nova Escola Secundária de Cascais, o vereador garantiu que esta vai ser construída exatamente no mesmo local onde se encontra a atual.

“Fica aqui pendente, por falta de resposta do Ministério da Educação, o que vai acontecer relativamente à Carta Educativa e muito concretamente na agregação do Agrupamento de Escolas de Alcabideche e IBN Mucana, porque isso faz depender, obviamente o investimento nestas duas escolas”, salientou Frederico Pinho de Almeida.

Deste modo amanhã a autarquia vai contrapor e responder ao Ministério da Educação, para que: “as pequenas questões que temos de ajuste no protocolo sejam tidas em conta, para assinarmos e avançarmos finalmente com este processo, algo que pela autarquia já tinha começado há muito” afirmou o vereador com o pelouro da Educação.

Recorde-se que um dos acordos previstos na Carta da Educativa do Município de Cascais é que a autarquia passe a fazer a gestão do parque escolar do 2.º, 3º ciclo e do Ensino Secundário do concelho (à semelhança do que já é feito com os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo), descentralizando-se este poder do Ministério da Educação e de forma a poder fazer os investimentos necessários nas escolas de Cascais.

Neste Conselho Municipal de Educação foi ainda eleito Manuel Felgueiras de Sousa como representante das Associações de Estudantes do Concelho. AQ 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0