Novas tecnologias em Cascais projetam um mundo melhor

Município é o primeiro em Portugal a receber o World Summit Awards Global Congress.

Terminou em festa o World Summit Awards Global Congress, no Pestana Cidadela, em Cascais. No último de três dias de palestras e apresentações dos 45 finalistas do concurso das Nações Unidas, que elege os projetos mais inovadores digitalmente e com mais impacto no desenvolvimento sustentável, foram conhecidos os grandes vencedores deste ano.

Das nove categorias premiadas, a da Inclusão e Desenvolvimento Pessoal foi ganha pelo projeto Feelif da autoria do esloveno Zeljko Khermayer. Este software permite que pessoas cegas e com deficiência visual interajam com conteúdo digital sem limitações. Assim, ao utilizar o telemóvel ou o tablet especialmente desenvolvido, os usuários obtêm feedback multissensorial visual, auditivo e háptico, para que experimentem totalmente o que é mostrado na ponta dos dedos. Com o Feelif os usuários podem sentir formas e gráficos, desenhar e jogar jogos, aumentando a inclusão social de cegos e deficientes visuais, ao mesmo tempo que melhora as oportunidades educacionais e as interações com o conteúdo digital.

Mas a noite também foi marcada pela premiação de outros oito projetos inovadores concebidos para criar impacto social no mundo e atenuar as discrepâncias de acesso e oportunidades que existem à volta do globo:

- Negócios e Comércio – Sokowatch (Daniel Yu, Quénia);

- Ambiente e Energia – Kuza One (Sriram Bharatam e Bharathi Bharatam, Quénia);

- Aprendizagem e EducaçãoRaaji (Saba Khakid e Ali Abbas, Paquistão);

- Saúde e Bem-estar – Complete Anatomy 2019 (John Moore, Irlanda);

- Cidades Inteligentes e Urbanização – Wheelog (Yuriko Oda e Fumihito, Japão);

- Governo e Cidadania – Chaos Liveability AI (Natalia Rincón, Saki Sawada e Paloma Bautista, Finlândia)

- Cultura e Turismo – Afrocomix (Eyram Tawia e Wesley Kirinya, Gana)

- Jovens Inovadores – Leaf Global Fintech (Tori Samples e Nat Robinson, Estados Unidos da América)

Portugal esteve assim representado nas categorias de Cidades Inteligentes e Urbanização com a Brisa Auto Estradas a candidatar-se com a Via Verde Portugal e Aprendizagem e Educação com o projeto Body Interact de Teresa Pinto e Pedro Pinto.

Pela primeira vez em Portugal, os World Summit Awards reuniram 400 participantes oriundos de 86 países com o propósito maior de acelerarem a mudança social de forma sustentável, encontrando soluções locais para problemas globais e no qual se elegeram 9 vencedores – dos 40 já escolhidos - que ganham acesso automático às principais redes internacionais de inovação, multiplicando as possibilidades de financiamento e de concretização dos seus projetos.

“Os 77 membros do júri estiveram reunidos durante quatro horas, tão difícil foi o exercício de seleção dos vencedores. Temos premiados com aplicações e soluções muito variadas como, por exemplo, um modelo de realidade aumentada 3D para estudar o corpo humano. A conclusão que tiramos dos World Summit Awards em Cascais é a de que a inovação não tem dono nem país, está dentro de cada um de nós é só carregar nos botões certos”, afirma Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

Recorde-se que, em 2017 o Município de Cascais foi o grande vencedor dos World Summit Awards ganhando, com a app CityPoints Cascais, o prémio mundial de inovação digital com impacto na sociedade, tornando-se assim na primeira autarquia a ganhar desde o lançamento dos WSA, em 2003.