CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Oficina de Gravura na Casa das Histórias Paula Rego

A Oficina de Gravura está de regresso à Casa das Histórias Paula Rego. Depois do sucesso alcançado em 2018, o espaço abre portas com duas edições em 2019. A Oficina de Gravura II, de 7 de março e 26 de maio, explora a temática da Extravagância. A terceira edição acontece entre julho e novembro em formato de residências artísticas para público em geral e ateliês de verão e para escolas, com atividades dedicadas ao 10º aniversário da Casa das Histórias Paula Rego.

A organização da Oficina de Gravura é da Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, e decorre no âmbito da programação do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus.  
 
Na segunda edição da Oficina de Gravura, os participantes acompanham o trabalho produzido pela artista na década de 80, em plena sintonia com a exposição patente, enquanto são desafiados por artistas a criar as próprias obras. 
 
Isabel Baraona, Ana Sério e Francisca Carvalho orientam ateliês temáticos relacionados com as respetivas práticas artísticas, enquanto o gravador João Cochofel desenvolve uma formação intensiva em gravura. A editora MEEL – Múltiplos e Edições Limitadas, chancela através da qual vários artistas portugueses contemporâneos editam os seus trabalhos, dinamiza o Ciclo com Artistas. 
 
Na terceira edição, o público em geral terá oportunidade de realizar residências artísticas, com a duração de uma semana, para trabalhar a obra gráfica de Paula Rego. O programa integra ainda a exibição do documentário Gravura: Esta Mútua Aprendizagem, de Jorge Silva Melo, nos dias 6 de julho e 16 de novembro. Durante este período, decorrem ainda ateliês de verão e para escolas (após o arranque do ano letivo). 
 
“Penso que as gravuras desempenham um papel importante no desenvolvimento da Paula como artista. Mantiveram um público mais jovem interessado no seu trabalho e fizeram com que as imagens estivessem mais amplamente acessíveis”, revela Paul Coldwell, que colabora, na gravura, com Paula Rego há mais de 30 anos. 
 
As atividades exploram a intensidade artística de Paula Rego, a partir de diferentes técnicas de gravura (água-tinta de açúcar, verniz mole, aguada com mordente, monotipia, linogravura). Em programas paralelos ao circuito expositivo, a Oficina de Gravura permite experimentar outras técnicas como a água-tinta, a água-forte e processos alternativos de gravação.
 
No espaço decorrem diversos trabalhos multidisciplinares, com propostas dirigidas a públicos de escolas e instituições e a famílias.
Saiba mais:
Curso de Gravura
Ciclo de Artistas
Sessões abertas

Inscrições:
sce.chpr@bairrodosmuseus.pt | 214 826 970





 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0