Orçamento Participativo: Inauguradas obras na Escola Básica José Jorge Letria

A Escola Básica José Jorge Letria, graças ao Orçamento Participativo, conta agora com um refeitório e uma cozinha ampliados e renovados, uma nova sala polivalente e novas instalações sanitárias, assim como um novo armazém.

Foram esta segunda-feira, 11 de fevereiro, inauguradas, oficialmente, as obras propostas no âmbito do Orçamento Participativo de 2016. Toda a comunidade escolar se envolveu ativamente nesta iniciativa que equipou a escola com um novo refeitório, cozinha e instalações sanitárias renovadas, assim como uma nova sala polivalente e armazém.

“ Agora as crianças já não têm que almoçar por turnos e já podem conviver todos juntos às refeições”, referiu a proponente Ana Bigares, a mãe que viu no Orçamento Participativo um instrumento ideal para levar a cabo as obras que há tanto tempo eram reivindicadas por professores, pais e alunos. Mas, esta mãe que apresentou a proposta no OP2016, não esteve sozinha nesta tarefa e contou desde logo com a colaboração e o empenho de toda a comunidade escolar. A proposta obteve 2097 votos e seguiu, assim, em frente, até o projeto se tornar uma realidade.

“ Ainda que as obras nas escolas básicas sejam de competência da Câmara Municipal, o universo escolar é imenso e esta foi a forma de a comunidade dizer ao município que estas obras aqui na Escola José Jorge Letria eram prioritárias”, acrescentou a proponente, referindo-se às vantagens do Orçamento Participativo.

Apontando também as vantagens subjacentes ao Orçamento Participativo, Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, referiu que “ Estes alunos despertaram para a democracia participativa e não vão ser jovens passivos nem indiferentes”, acrescentando que esse facto “ tem um valor imensurável”.

O trabalho em equipa foi, igualmente, enaltecido por Joana Pinto Balsemão, referindo-se ao grupo de alunos, pais e professores envolvidos no processo, assim como, a colaboração destes com o município e os vários serviços da Câmara Municipal de Cascais: “ O segredo do sucesso são as pessoas e isto é o Orçamento Participativo”, salientou a vereadora.   PL