Paula Rego revela “Histórias e Segredos” com nova exposição em Cascais

Inaugurada na presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente da administração da Fundação D. Luís I, Salvato Teles de Menezes e do realizador Nick Willing, filho da artista está patente ao público até 17 de setembro, a nova exposição de Paula Rego, na Casa das Histórias a ela dedicada em Cascais. Na cerimónia de inauguração, Carlos Carreiras anunciou que o filme homónimo, realizado por Nick Willing e agora em exibição no circuito comercial dos cinemas de todo o país, assim como os outros filmes de Paula Rego que serviram de base à criação do documentário, farão parte do acervo da Casa das Histórias.

Esta é uma exposição única, com um registo intimista e biográfico, onde a pintora expõe parte da sua vida e das suas histórias e alguns segredos por detrás delas.  "Histórias e Segredos" mostra facetas da vida de Paula Rego intimamente interligadas com a sua obra que nunca antes foram reveladas. Algumas das pinturas agora expostas também nunca tinham sido mostradas ao público. Exposição e filme seguem o mesmo argumento biográfico, uma viagem conduzida pelo filho e pela própria artista.

"Esta exposição é única e este é um momento simbólico muito importante para Cascais, um sinal de que estamos no caminho certo, depois de termos ultrapassado todos os obstáculos que se interposeram há 3 anos atrás" referiu Carlos Carreiras visivelmente satisfeito com o rumo muito positivo que está a ter o projeto ligado ao museu de Paula Rego. " O facto de Paula Rego ter confiado em Portugal e, designadamente, em Cascais para revelar as suas histórias de vida, com  episódios muito duros e sofridos, é um sinal de que estamos a tomar conta muito bem dos « seus bonecos» como ela própria se refere às suas obras." referiu ainda o autarca.

“ Todas as obras da minha mãe são pessoais e estão relacionadas com a vida dela. As obras mais importantes contêm em si os segredos mais importantes da própria sua vida.” revela Nick Willing que no processo de realização do filme e organização da exposição confessa ainda que  descobriu segredos que nunca soube, nomeadamente os episódios mais sofridos, onde se incluí a grave depressão que ensombrou a artista e que deu origem a uma série de pinturas que estavam fechadas à chave numa gaveta e que nunca tinham sido reveladas. Estas obras de uma grande intensidade fazem parte de “Histórias e Segredos”, numa sala à parte onde “não se pode estar muito tempo sob pena de sairmos de lá muito perturbados” avisa Nick Willing.

Toda a exposição e argumento do filme foram criados a partir de comentários da própria Paula Rego, livros de infância que foram suas fontes de inspiração, cartas da pintora ao pai, recortes não utilizados, entre outros documentos particulares que traçam o percurso de vida e seus segredos que podem ser” uma emoção, uma raiva ou puro sofrimento que desconhecemos mas que todos os que vêm as suas criações podem perceber” refere o filho.

"Esta é uma das exposições que vai marcar o ano no Bairro dos Museus" garantiu o presidente da administração da Fundação D. Luís, acrescentando: " uma oportunidade única para aceder à dimensão humana desta consagrada artista".

Numa das salas da exposição foi recriado o universo fantástico do atelier de Paula Rego, com objetos pessoais e criações da própria e de outros artistas que serviram de modelo e inspiração às suas mais famosas obras.

Outro dos motivos do grande interesse desta exposição é a sala dedicada ao trabalho do marido Vitor Willing. Obras de grande formato que foram criadas já quando este se encontrava extremamente debilitado pela doença que lhe seria fatal. Com a humildade que lhe é característica, Paula Rego reconheceu, publicamente, por diversas vezes, a “superioridade técnica” do marido de cujo trabalho era admiradora confessa.

Impedida de viajar para Portugal, por motivos de saúde, Paula Rego continua, contudo, a trabalhar arduamente no seu estúdio em Londres. “ O que a minha mãe quer agora é ficar fechada no seu estúdio, a trabalhar para alcançar uma obra ainda melhor que a anterior, a melhor de todas” informa Nick Willing.

E nesta busca pela obra perfeita, quantos segredos maiores ainda por revelar? Resta-nos aguardar, como singelos espetadores, as histórias fantásticas ainda por nascer da imaginação daquela que é considerada hoje uma das maiores artistas plásticas do seu tempo.

A exposição está patente na Casa das Histórias Paula Rego até dia 17 de setembro (mais sobre o evento).

Organização Bairro dos Museus e Fundação D. Luís