Plenário do Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica (FMCVD)

O combate à violência doméstica foi hoje debatido no Plenário do Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica (FMCVD).

O tema da violência doméstica é uma realidade que há muito necessita de uma intervenção consolidada e impactante e o município de Cascais tem apostado, na primeira linha, no combate a esta fragilidade que assola diversos agregados familiares no município. São vidas em risco, que afetam todas as faixas etárias. No âmbito da violência doméstica, o Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica, criado em 2003, tem assegurado, desde então, medidas e esforços concertados, como forma de prevenir e mitigar este flagelo.

Com 20 anos de ação completados em 2023, decorreu hoje, dia 21 de fevereiro, no Centro de Convívio do Bairro do Rosário, em Cascais, o Plenário do FMCVD. Foi altura para um balanco das ações do ano anterior e do anúncio de novos membros e novas iniciativas para 2024.

O  FMCVD é uma estrutura aberta que funciona como plataforma interinstitucional de articulação e concertação de respostas na área da violência doméstica, à qual pode aderir qualquer organização que pretenda dar o seu contributo neste domínio. Soma agora 47 membros que, em estreita colaboração, promovem mudança no combate e erradicação deste fenómeno da violência doméstica. Sob coordenação de três entidades permanentes, a Câmara Municipal de Cascais, a APAV e o Espaço V, e de forma rotativa, o ACES Cascais e A Barragem - Fundação Portuguesa para o Estudo, Prevenção e Tratamento das Dependências, promove ações e iniciativas no terreno, apoia as vítimas e sensibiliza a comunidade para esta realidade.

Assim, hoje, no no Plenário, os representantes do FMCVD correram o ano de 2023, ilustrando com números e ações concretas o impacto da sua ação.  A mudança ocorreu e os números corroboram o maior envolvimento dos membros e das decorrentes iniciativas. Com isto, foi dada maior visibilidade a esta temática, a intervenção junto dos jovens registou um aumento, foi dada mais e melhor qualificação aos profissionais que atuam no terreno, forte apoio e proteção a vítimas de violência doméstica e uma intervenção concreta junto de pessoas idosas.

Continuar a ler a notícia aqui

CMC | TL | MB | LB