Projeto Healthy’n aprovado pelo QREN | Cascais reforça aposta no Turismo de Saúde | 29 de novembro | 9h00 | Casa das Histórias Paula Rego

A Câmara Municipal de Cascais, a Associação Empresarial de Portugal e a Health Cluster Portugal (HCP) assinaram hoje um protocolo de cooperação para a expansão do mercado do Turismo de Saúde em Portugal. A assinatura decorreu no âmbito da III Conferência Anual do Health Cluster Portugal (HCP), que se realizou durante todo o dia na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

O protocolo resulta da aprovação da candidatura do Projeto Healthy’n ao “COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade”, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Os equipamentos de lazer de elevada qualidade, a diversidade de águas termais com fins terapêuticos, o clima e a hospitalidade, bem como o reconhecimento internacional do domínio das áreas da saúde e das ciências da vida, em Portugal, são alguns dos fatores predominantes que tornaram possível o sucesso da iniciativa.

É de salientar que o setor do Turismo de Saúde representa cerca de 100.000 milhões de euros de volume de negócios no mercado global, pelo que a Câmara Municipal Cascais considera que este é, sem dúvida, um produto turístico de excelência e decidiu assumir parte do valor não comparticipado da candidatura. À HCP caberá a responsabilidade de conferir visibilidade ao projeto, fornecer informação à AEP que, por sua vez, terá o controlo e a monitorização dos aspetos contabilísticos, técnicos e financeiros.

Entre as atividades consignadas no protocolo, prevê-se a elaboração de um Manual das Boas Práticas a criação do portal do Turismo de Saúde e Bem-Estar.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, “É uma honra para Cascais participar no desenvolvimento deste setor, que se encontra em contraciclo no atual contexto económico e em plena expansão mundial, contribuindo para a qualidade de vida e para a promoção do bem-estar e saúde gerais”.

Durante todo o dia de hoje, na Casa das Histórias Paula Rego esteve a decorrer a III Conferência Anual do HCP, que contou com a presença do Governo português, e que visou envolver e mobilizar os agentes da Saúde e do Turismo em Portugal numa discussão sobre a Internacionalização e o Turismo de Saúde.

Mais informações em www.healthportugal.com
Programa http://healthportugal.com/noticias/iii-conferencia-anual-do-hcp-a-saude-como-motor-do

Sobre o projeto “Healthy’n Portugal – Expansão do Mercado dos Cuidados Médicos e Turismo de Saúde em Portugal”
Pretende ser uma aposta concertada e sustentada na interceção dos dois domínios – Turismo e Saúde – com o objetivo último de colocar Portugal no mapa internacional do Turismo de Saúde, através da criação de uma colaboração entre organizações que disponham de uma oferta qualificada ao nível da prestação de cuidados médicos, hotelaria, termalismo, atividades culturais, desportivas e de lazer, entre outras.

Sobre o Health Cluster Portugal
O Health Cluster Portugal é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 2008 e reconhecida no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva do QREN, enquanto Pólo de Competitividade e Tecnologia. Tem como objetivo principal a promoção e o exercício de iniciativas e atividades tendentes à consolidação de um polo nacional de competitividade, inovação e tecnologia, de vocação internacional e, tendo presentes requisitos de qualidade e profissionalismo, promover e incentivar a cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas.
Conta atualmente com 131 associados, que incluem empresas farmacêuticas e de biotecnologia, com um volume de negócios anual de €M 1250, empresas de dispositivos médicos e de serviços, com um volume de negócios anual de €M 570, universidades e entidades do sistema científico e tecnológico, que empregam mais de 70% dos 2500 doutorados do setor da Saúde, e unidades hospitalares públicas de referência, juntamente com os três maiores grupos privados de cuidados de saúde.
A presidência do HCP está a cargo de Luís Portela, enquanto João Lobo Antunes e Manuel Sobrinho Simões asseguram a vice-presidência da associação. O HCP aponta como objetivo a 10 anos (2020) para o setor da Saúde o lançamento de 5 novos fármacos made in Portugal, 50 dispositivos médicos e métodos de diagnóstico, e alcançar €M 4000 de volume de negócios, dos quais 70% representarão exportações nacionais do setor.