Reunião de Balanço - Programa “Desporto na Escola” 2022/23

Câmara Municipal de Cascais continua a investir no desporto nas escolas

A Casa de Santa Maria acolheu esta sexta-feira, dia 21 de julho, a reunião de balanço do programa “Desporto na Escola” de Cascais, respeitante ao ano letivo 2022/2023. O encontro juntou os coordenadores de Educação Física dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho de Cascais e os responsáveis da Câmara Municipal para a área do Desporto. Esta reunião teve como propósito efetuar o balanço das atividades realizadas durante este ano letivo e apresentar as propostas de atividades para o próximo ano curricular.

Francisco Kreye, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Cascais, salientou que o incentivo à prática desportiva nas escolas vai continuar a fazer parte das políticas do município nesta área. Com este programa municipal, os alunos que praticam desporto escolar têm forte possibilidade de vir a integrar (se ainda não o fazem) os clubes desportivos do concelho, gerando-se assim uma continuidade na prática desportiva. Os vários agrupamentos escolares do município e os respetivos responsáveis de educação física encarregues de dinamizar o programa “Desporto na Escola”, foram alvo de elogios, por parte do vereador.

Na reunião de hoje, estiveram presentes Marco Pina, diretor do Departamento de Desporto e Atividade Física da Câmara Municipal de Cascais e Ana Patrícia Silva, chefe de Divisão de Promoção da Atividade Física da autarquia, que destacaram igualmente o importante papel desempenhado pelas várias escolas na promoção do desporto.

No final do encontro, foi entregue o Prémio “Escola Mais Desportiva, relativo ao ano letivo de 2018/2019. O Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo levou para casa uma distinção que chega sempre em boa hora (atrasada por culpa do COVID-19) e que premeia a participação no programa desportivo municipal, assim como a dinâmica desportiva de cada escola. O vencedor e os restantes agrupamentos distinguidos na classificação, foram premiados através da oferta de vales em material desportivo, correspondentes à pontuação final obtida.

O investimento da Câmara Municipal de Cascais no “Desporto na Escola” tem sido contínuo e a prova disso é a criação de mais um programa desportivo, neste caso o “Ginasticar a Brincar”, que se destina aos alunos do 1º ano do ensino básico da rede pública. Para o ano letivo de 2023/2024 haverá mais desporto nas escolas, estando já as atividades a ser preparadas. Pois, em Cascais, o “Desporto Começa na Atitude!”

Classificação Prémio “Escola Mais Desportiva” 2018/2019:

- AE FREI GONÇALO DE AZEVEDO
- AE MATILDE ROSA ARAÚJO