Sociedade Musical União Paredense comemora 120 anos

Fundada em finais do século XIX, mais precisamente a 4 de março de 1899, a SMUP - Sociedade Musical União Paredense, já viu o calendário marcar três séculos distintos.

Com o estatuto de “Instituição de Utilidade Pública”, atribuído em 2009, a SMUP, após ter passado por algumas vicissitudes, comemorou este sábado os seus 120 anos, com uma vitalidade e uma dinâmica imparáveis.

“Hoje celebramos todas as gerações que passaram pela SMUP e toda esta história” referiu Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais que destacou o trabalho das últimas direções da Sociedade, graças às quais foi possível “construir uma transformação incrível que se traduz não só na requalificação do edificado, mas também uma transformação de alma”, referindo-se a vereadora à programação e à “energia que aqui se vive que atraem pessoas de todo o lado, inclusive do estrangeiro”.

É esta forte tradição cultural e recreativa que sempre caracterizou a SMUP, tendo na formação musical a sua primeira vocação, com a banda filarmónica a lançar as bases logo no ano da sua criação.

Como testemunha desta paixão duradoura pela música, os sócios e amigos da SMUP puderam assistir a um muito aplaudido concerto pela Banda da Sociedade Musical União Paredense, assim como intervenções dos alunos da sua Escola de Música, sob direção do maestro Sérgio Costa.

A música foi, sem dúvida, um dos pratos fortes destas comemorações que contaram ainda com a entrega de emblemas a distinguir sócios com 25 e 50 anos de associados.

A provar a enorme vitalidade da SMUP, são as cerca de 800 pessoas que semanalmente frequentam a sede da Sociedade, graças às atividades regulares proporcionadas, tais como concertos, festivais, residências artísticas e peças de teatro, já que a SMUP conta também com uma companhia de teatro amador e uma Escola de Teatro.

Em 2013, a SMUP enfrentou um impasse na sua longa história, mas graças ao envolvimento de toda a comunidade paredense e aos apoios autárquicos e privados foi possível encetar um processo de revitalização.

Durante este processo de revitalização da SMUP, foi possível concluir a reabilitação do edifício sede, efetuar o saneamento financeiro e fazer com que a SMUP ocupasse o lugar de prestígio sociocultural que sempre lhe foi reconhecido.

Nas palavras do Presidente da Direção hoje cessante, Eduardo Lopes: “Seis anos volvidos de trabalho desta Direção, é grande o legado, tendo sido semeadas novas bases constituídas por novos sócios que se juntaram à Sociedade e que prometem levar mais longe este ideal de juntar novos e velhos, em torno do ideal da música”.

Neste dia festivo, houve, ainda lugar à tomada de posse da nova Direção da SMUP. Manuel Branquinho é agora o homem do leme deste projeto que é passados 120 anos um marco da cultura associativa do concelho de Cascais.

Nas palavras do novo presidente que já fazia parte dos órgãos sociais há 6 anos e com 30 de sócio, “ já se fez muito, mas, ainda há muito por fazer” e garantiu que estes próximos anos vão ser “anos de mudança” com o lema de “devolver à Parede aquilo que a Parede deu à SMUP no passado”. Por isso Manuel Branquinho quer “dar mais vantagens aos sócios” e “ter mais concertos e atividades culturais”, novidades que estão previstas começar "daqui a seis semanas”. PL