Vinha Comunitária inagurada em Carcavelos

Nasceu em Cascais, nas hortas da Quinta da Bela Vista, em Carcavelos, a primeira vinha comunitária. Os lotes são atribuídos aos moradores das freguesias Carcavelos/Parede por ordem de inscrição no Projeto de Produção Comunitária.

André Miguel, gestor das Hortas Comunitárias de Cascais, descreve o processo: "acontece nos mesmos moldes das hortas comunitárias. Neste caso, atribuímos 6 lotes a pessoas que se inscreveram, e são os próprios hortelãos que vão gerir, cada um, 25 cepas com as castas específicas da vinha de Carcavelos. São os próprios viticultores que vão produzir a uva, que será depois vinificada, produzindo vinho no final. Cada quilo de uva é equivalente a uma garrafa de vinho. Diria que, aqui, cada cepa poderia facilmente atingir os dois ou três quilos. Estamos a falar de 50 a 80 garrafas de vinho corrente." A produção do vinho ficará a cargo de um parceiro que se encarregará da vinificação.

Neste momento, existem 317 hortas comunitárias em Cascais, às quais acrescem 46 parcelas de hortas associativas, com gestão descentralizada com a população e um pomar comunitário com cinco lotes. Junta-se, agora, esta vinha comunitária.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, aplaudiu o sucesso desta iniciativa: "estamos agora a verificar que, nas hortas comunitárias, temos acima de 350 talhões e estão em lista de espera 1400 cidadãos. Agora, na primeira vinha comunitária, já temos 150 cidadãos em lista de espera. É prova de que a comunidade aderiu a este conceito." Defendeu ainda que "O vinho de Carcavelos é um património histórico. Tivemos recentemente um encontro entre confrarias viticultoras, à volta de um movimento cultural. Temos de respeitar a nossa identidade, as nossas tradições e costumes. É o que une todas as comunidades."

Carlos Carreiras aproveitou a ocasião para fazer um anúncio: "graças a esta grande procura, tenho a ambição de alargar as vinhas comunitárias a mais espaços. Temos o objetivo de comprar o convento de Santa Maria do Mar, de uma congregação religiosa com sede em Espanha, mas que se encontra inutilizado. Tem uma área de vinha, que podemos utilizar em termos vinícolas e também culturais."

Veja aqui as fotos