CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

X Gala da Educação reforça compromisso de Cascais com a Educação

A grande festa da Educação a reconhecer o mérito e a excelência

A X Gala da Educação, que decorreu este domingo, 10 de dezembro, no Casino Estoril, foi um evento memorável dedicado ao mérito e à excelência na comunidade escolar de Cascais. Esta cerimónia, agora na sua 10ª edição, destaca e reconhece as atitudes e práticas positivas de professores, alunos, funcionários e todos os agentes educativos que se destacaram ao longo do ano.

"Para os que vão receber os seus diplomas alunos, professores e funcionários, é para eles uma palavra de agradecimento. Vale  a pena o esforço, empenho e sair da zona de conforto para atingirmos a excelência.  Uma palavra de reconhecimento também para aqueles cujas atitudes demonstram mais aptidões humanas que os demais. Obrigado por tornarem o nosso concelho mais coeso, com mais justiça social, mais solidário e sustentável. Todos juntos tornamos a nossa comunidade escolar com capacidade e resiliência para ultrapassar quaisquer obstáculos que se nos deparem", foi com estas palavras de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que se deu início à Gala da Educação referente ao ano letivo 2022/2023. O autarca realçou a importância do compromisso de Cascais com a Educação que, afirmou, ser "um dos pilares das políticas municipais em que mais apostamos". Carlos Carreiras destacou, assim, o investimento que tem vindo a ser feito nas escolas públicas do concelho, quer na sua reabilitação, ampliação e na construção de novas escolas. 

Neste ano letivo 2022/2023, a cerimónia homenageou 209 alunos e profissionais da educação da rede de Ensino Público e Privado do concelho que se destacaram a vários níveis: profissional, valor e mérito. Estes prémios, distribuídos, assim, em três categorias - Reconhecimento Profissional, Valor e Mérito - foram o testemunho do esforço e dedicação diários demonstrados por estes profissionais e estudantes. Destaque para o reconhecimento a José Batalha que há 10 anos dirige a Federação das Associações de Pais (FAP Cascais), com o Prémio de Reconhecimento do Percurso Associativo por todo o trabalho em prol do Movimento Parental Associativo e que assim se despede do cargo com chave de ouro. 

Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, sublinhou o facto de " termos em Cascais uma comunidade educativa cada vez mais forte", para a qual a autarquia trabalha diariamente. E os números falam por si, com "mais de 100 milhões de euros investidos não só em obras, mas também quer na ajuda aos alunos mais desfavorecidos, quer na criação de ferramentas para os alunos reforçarem a sua formação e, ainda, na capacitação e mentoria da classe docente". 

"Este é um dia para recordar", concluiu Frederico Pinho de Almeida, enaltecendo todos aqueles que têm contribuido para que a Educação seja um caso de sucesso no concelho. 

O programa da noite foi, ainda, repleto de momentos especiais, desde a abertura com a Orquestra Juvenil de Cascais até às atuações inspiradoras da Escola de Dança Ana Mangericão e dos Duque Província. 

A Gala da Educação foi mais do que uma celebração; foi uma homenagem aos que se destacaram, uma oportunidade para reconhecer o trabalho árduo e dedicado de centenas de profissionais, alunos e funcionários que contribuem para o sucesso das escolas de Cascais. Este evento anual continua a ser a grande festa da Educação, onde a comunidade se une para reconhecer e aplaudir o mérito e a excelência na educação local.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0