CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

mais pessoas

Alexandre Rippol
Alexandre Rippol “Há um fator mágico que nos impele ...
José Roncon
José Roncon “Ser voluntário é aquilo que nós ...

Está aqui

Margarida Bessa

“Uma boa ação por dia nem sabe o bem que lhe faria”

Cascais acaba de ser reconhecida como a primeira Capital Portuguesa de Voluntariado (ver aqui), título que irá usar durante todo o ano de 2024. Uma distinção carregada de responsabilidade, num município onde ao logo do ano, cerca de 18.000 pessoas dão de si para ajudar os outros em diversas áreas. É um orgulho exibir o título, mas um orgulho ainda maior, saber que podemos contar com tantas pessoas, no papel de voluntários e voluntárias, mas também na gestão de múltiplas entidades sem fins lucrativos que, no terreno, ajudam a colmatar necessidades, proporcionando maior qualidade de vida e tornando a nossa comunidade mais coesa e inclusiva. É o caso de Margarida Bessa uma “veterinária em projeto”, porque, embora tivesse pensado seguir essa profissão, o sofrimento animal envolvido levou-a a estudar germânicas e a seguir a via do ensino. O amor pelos animais, contudo, nunca esmoreceu. Voluntária de corpo e alma, a madrinha da Associação São Francisco de Assis não olha a meios para apoiar cães e gatos que, infelizmente, continuam a ser vítimas de abandono no concelho de Cascais.

De onde vem esta paixão e dedicação ao voluntariado animal?
Há pessoas que nascem com outros talentos, eu nasci com este talento virado para a proteção e defesa dos animais, todos em geral. A minha mãe costumava contar que eu a passar na rua desviava-me das formigas, via um carreirinho de formigas e dizia: “Coitadinhas das formigas, não são para pisar!”, portanto, isto começou muito cedo.

Como acontece a sua ligação à Associação São Francisco de Assis?
A minha ligação à Associação São Francisco de Assis começou ainda era um projeto em papel. Eu nessa altura trabalhava na Pedigree e o comandante Saraiva Santos, que foi quem teve o sonho da Fundação São Francisco de Assis, atualmente Associação, foi ter comigo a pedir-me patrocínio. A partir daí, eu inventei o nome, e uma associação dedicada aos animais tinha de ter o nome de São Francisco de Assis, como é óbvio.

Que trabalho tem desenvolvido na Associação?
Tenho, desde sempre, colaborado com a Associação naquilo que posso, a proteger os cães e os gatos, e tratar de imensas coisas. Há algum tempo, percebi que havia um enorme número de cães que ficavam retidos lá, porque ninguém os ia buscar. E então, apercebi-me de dois fatores: um, é que muitos dos donos são pessoas idosas, pobres e que muitas vezes nem têm carro para se deslocarem; o outro fator é que, por serem idosos, muitos não têm acesso à Internet, não sabem o que é o Facebook, ou os Sites para encontrar cães e gatos perdidos, portanto essas pessoas estão “perdidas” também. Procuram os seus cães e gatos desaparecidos apenas perto da sua área de residência e não mais do que isso. Repare, em 2021, 45 mil cães e gatos foram recolhidos pelos centros regionais de recolha. Isto são os números oficiais, além destes há muitos mais, provavelmente quase o dobro. Os números são altíssimos e necessitam de baixar. Devíamos fazer campanhas gratuitas de esterilização a nível das Juntas de Freguesia, por exemplo. Portugal neste aspeto está muito para trás ainda.

De que forma têm conseguido amenizar essa situação?
Lembrei-me de pedir, na Associação, que me imprimissem folhetos a dizer “encontrou-se”, com a respetiva fotografia do cão ou do gato. Depois andei, juntamente com a Cristina Morgado, que conheci na Associação, a afixar esses folhetos por Cascais. Começámos a fazer isso em 2019 e, com isso, centenas de cães e gatos voltaram para casa, para os seus donos outra vez. Há aquele ditado inglês que diz “An apple a day keeps the doctor away”, nós modificámos um bocadinho e dizemos “Uma boa ação por dia nem sabe o bem que lhe faria”.

Margarida Bessa deixou-lhe uma pontinha de curiosidade? Há muitos projetos em Cascais e a Câmara Municipal, no seu portal, dinamiza e partilha a informação. Todos podem fazer a diferença! Saiba mais AQUI 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0