Movimento Zero Desperdício em Cascais

Concelho de Cascais
A Câmara Municipal de Cascais assinou, em 2012, um protocolo de colaboração com a Associação DariAcordar para a implementação do projeto de captação e distribuição de excedentes alimentares – Movimento Zero Desperdício (MZD), que se assume como um complemento às respostas de apoio alimentar existentes no concelho de Cascais.
Este projeto foi implementado com o objetivo de estabelecer ações de cooperação e facilitação entre as entidades fornecedoras de alimentos confecionados e outros géneros alimentares (as entidades doadoras de excedentes alimentares – EDEA) e as entidades doadoras diretas (EDD), ou seja, as ONG que apoiam e acompanham famílias em situação de carência socioeconómica.
O MZD tem o duplo objetivo de, por um lado, tentar acabar com o desperdício alimentar e, por outro lado, canalizar os excedentes alimentares (em condições de serem consumidos) para os munícipes em situação de privação alimentar com através das instituições que os apoiam.
Entidades ParceirasContactos
Entidades Parceiras
Entidades parceiras:
Câmara Municipal de Cascais; DariAcordar

Entidades doadoras diretas:
Centro Comunitário e Paroquial de Carcavelos; Fundação O Século; Centro Paroquial S. Domingos de Rama;
Associação de Respostas Educativas e Sociais à Comunidade; Associação de Beneficiência Luso-Alemã; Associação de Idosos de Santa iria; ATL-Galiza (SCMC); Casa da Encosta – Crescer Ser; Centro Paroquial do Estoril; Fundação Jerónimo Usera; Ser+; Centro Social da Paróquia de N.ª S.ª da Conceição de Abóboda e Centro Comunitário da Paróquia da Parede.

Entidades doadoras de excedentes alimentares: Lojas Pingo Doce: Carcavelos, Alvide, Riviera, Cascais Villa, Pai do Vento, Arneiro, Rebelva, Sassoeiros e Parede; Auchan – Jumbo de Cascais; Supermercado Brio; Gelataria Santini; ICA; GERTAL; ITAU e Escola Frei Gonçalo Azevedo.
Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais
Av. Adelino Amaro da Costa, n.º 189, Loja I