Plataforma Qualificação Centros de Dia

Concelho de Cascais
No concelho de Cascais existem 14 equipamentos sociais constituídos por Centros de Dia, entendidos como uma resposta social diurna, composta por uma diversidade de serviços e atuações multidisciplinares que procuram responder às necessidades dos seus clientes: pessoas mais velhas e/ou em situação de dependência - e seus cuidadores, quando existentes, contribuindo para a manutenção dos clientes no seu ambiente domiciliário.

Os Centros de Dia funcionam durante o dia e prestam vários serviços que ajudam a manter as pessoas idosas no seu meio social e familiar.

Esta resposta social tem como objetivos:

Assegurar a prestçaão de cuidados e serviços adequados à satisfação das necessidades e expectativas dos clientes;
 prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
 promover as relações interpessoais e intergeracionais;
 favorecer a permanênica da pessoa idosa no seu meio habitual de vida;
 contribuir para retardar ou evitar ao máximo o internamento em istituições;
 promover estratégias de desenvolvimentos da autoestima, da autonomia, da funcionalidade e da independência social e pessoal do dos clientes

Para beneficiar desta resposta deverá dirigir-se e/ou contactar estes equipamentos (ver lista em baixo) ou dirigir-se à sua Junta de Freguesia.

Para a qualificação desta reposta existe uma Plataforma promovida pela Câmara Municipal de Cascais, de articulação e em parceria com os Centros de Dia.  Envolve entidades públicas - Instituto de Segurança Social; Agrupamento Centros de Saúde – e privadas – Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Esta parceria dá-se com a contratualização em torno de uma visão estratégica para os Centros de Dia do concelho. Cada parceiro conserva a sua especificidade, mas disponibiliza-se para realizar projectos e acções em conjunto. A Plataforma é também um processo de construção conjunto de uma resposta social que se traduzirá num serviço mais qualificado para os/as munícipes.

Na plataforma são vários os papéis assumidos por cada parceiro, cabendo ao município, entre outros, a promoção-dinamização da parceria, a concertação de interesses, a liderança de reuniões, a avaliação de resultados alcançados e o financiamento de atuações individuais e coletivas. Como financiador disponibiliza apoios para actuações colectivas (de todos os parceiros) e individuais (de cada Centro de Dia).

Os apoios às atuações individuais traduzem-se:
 Apoio a uma intervenção interdisciplinar;
 Apoio ao funcionamento de Centros de Dia em horário alargado;
 Apoio para a efectivação de projectos de intervenção social;
 Apoio ao trasnporte regular de clientes;
 Bonificação pela recepção de clientes com rendimentos mais baixos.

Lista de Equipamentos de Centros de Dia

Equipamentos de Centros de DiaContacto