Está aqui

Plataforma Qualificação Centros de Dia

Local

Concelho de Cascais
É uma plataforma de articulação e parceria que visa a qualificação dos Centros de Dia de Pessoas Idosas. Envolve entidades públicas – Câmara Municipal de Cascais, Instituto de Segurança Social; Agrupamento Centros de Saúde – e privadas – Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Esta parceria dá-se com contratualização em torno de uma visão estratégica para os Centros de Dia do concelho. Cada parceiro conserva a sua especificidade, mas disponibiliza-se para realizar projectos e acções em conjunto. A Plataforma é também um processo de construção conjunto de uma resposta social que se traduzirá num serviço mais qualificado para os/as munícipes.
Na plataforma entendemos os centros de dia como uma resposta social diurna, prestada em equipamento, composta por uma diversidade de serviços e atuações multidisciplinares, que procura responder às necessidades dos seus/suas clientes: pessoas mais velhas e/ou em situação de dependência – e seus/suas cuidadores/as, quando existentes; contribuindo para a manutenção dos/as clientes no seu ambiente. Esta é a nossa visão para os Centros de Dia.
Na plataforma são vários os papéis assumidos por cada parceiro, cabendo ao município, entre outros, a promoção-dinamização da parceria, a concertação de interesses, a liderança de reuniões, a avaliação de resultados alcançados e o financiamento de atuações individuais e coletivas. Como financiador disponibiliza apoios para actuações colectivas (de todos os parceiros) e individuais (de cada Centro de Dia).

Os apoios às atuações individuais traduzem-se:
 Apoio a uma intervenção interdisciplinar; Apoio ao funcionamento de Centros de Dia em horário alargado;
  Apoio para a efectivação de projectos de intervenção social; Apoio à aquisição de bens móveis e produtos de apoio à intervenção;
 Bonificação pela recepção de clientes com rendimentos mais baixos; Bonificação pelo transporte regular de clientes

Os centros de dia aderentes à plataforma são atualmente 13, pertencendo a 11 IPSS.

 

Contacto
Contacto
Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais
Av. Adelino Amaro da Costa, n.º 189, Loja I
2750-279 Cascais
 
Telefone: 214 815 278
E-mail: ddes@cm-cascais.pt

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais