Carlos Carreiras apela a consumo racional de energia em encontro da EDP

O presidente da Câmara Municipal de Cascais fez hoje um apelo a favor da descarbonização e de um consumo de energia mais racional pelos particulares e serviços públicos para a construção de cidades mais inteligentes e amigas do ambiente.
Carlos Carreiras falava na sessão de abertura do encontro das direções de Rede e Concessões da EDP Distribuição no Centro de Congressos do Estoril.

“Temos de ter a ambição de tornarmos as nossas ações mais inteligentes e os nossos serviços ao cliente, sejam eles consumidores de energia ou de serviços públicos municipais, mais racionais, mais eficientes e ao mesmo tempo mais amigos do ambiente”, sublinhou o autarca destacando a ideia comum de sustentabilidade entre a EDP e a Câmara de Cascais, “no sentido de mudar o mundo para melhor, se possível com recurso a energias positivas porque renováveis”.

O autarca desafiou a EDP a juntar-se a Cascais na exploração de caminhos pioneiros no sentido de se concretizar mais rapidamente um desígnio da autarquia que se prende com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Fomos a primeira autarquia portuguesa a assumir e a subscrever cada um desses objetivos”, salientou.

João Marques da Cruz, administrador executivo da EDP afirmou que a sua empresa quer estar em todo o território continental. “Vamos fazer todos os esforços nesse sentido, pois acreditamos ser a melhor solução”, disse.

O responsável da EDP disse que a empresa segue um modelo em que se junta o respeito absoluto por quem gere o espaço territorial, que são as autarquias, com quem sabe do negócio (que somos nós, dixit)”.

“O nosso modelo é o modelo em que a EDP é o parceiro das autarquias. É o modelo em que se mantém uma rede fiável e eficiente, em que se mantém e reforça uma rede moderna, em prol do consumidor final”, reforçou.

No encontro participaram, para além de colaboradores das seis redes de distribuição e conceções de âmbito nacional, o conselho de administração, representantes de outras empresas do Grupo EDP e prestadores de serviços externos que trabalham com a EDP.AQ