Nova rotunda presta homenagem ao ciclismo em Matos-Cheirinhos

Orgulho e alegria foram os sentimentos que dominaram a singela cerimónia de inauguração da Rotunda do Ciclista, em Matos-Cheirinhos. Uma bicicleta esculpida em mármore por Cândido Miranda dá uma nova cara à entrada da localidade onde se situa o Grupo Recreativo de Matos-Cheirinhos, S. Domingos de Rana "um dos melhores clubes de ciclismo nacionais", como salientou, na inauguração, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Com mais de 40 atletas, de escolas, cadetes e juniores, o Clube Recreativo de Matos-Cheirinhos há muito que queria ver na zona um símbolo público do trabalho e paixão que desenvolve: o ciclismo. “Quando surgiu esta oportunidade encarámo-la com um gosto extremo, porque se saímos desta zona, mesmo dentro do concelho, o clube não é muito conhecido. Talvez agora, com este símbolo, o ciclismo ganhe ainda mais visibilidade local”, afirmou Manuel Fonseca, presidente do clube.
Com a requalificação da rede viária em curso foi criada uma rotunda para melhoria da segurança no cruzamento junto à antiga Euronadel. A nova rotunda, pela sua centralidade, foi a oportunidade para concretizar um sonho antigo, de dar maior visibilidade ao ciclismo do Matos-Cheirinhos.
Lançado o desafio, Cândido Miranda, um dos mais antigos e reconhecidos empresários de cantaria no concelho aceitou e, com grande emoção, deu por concluída a tarefa: “saber que era uma homenagem ao ciclismo e aqui na minha terra… sabe lá… não tenho palavras para dizer”, confessou. E acrescenta: “é uma obra feita em mármore verdadeiro, do mais puro que pode haver. Foram meses de trabalho de noite e dia muitas zangas e alegrias e hoje é a maior alegria!”
“É uma homenagem muito simples, mas sincera e sentida a estes homens e mulheres que marcam a identidade de Matos-Cheirinhos, de S. Domingos de Rana um dos melhores clubes de ciclismo nacionais e que merecia esta homenagem", salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.