mais pessoas

Greg Stone
Greg Stone O biólogo marinho Greg Stone é um ...
André Oliveira - Sushiman no Mercado da Vila
André Oliveira - Sushiman no Mercado da VilaPara se ser especialista em cozinha ...
Miguel Rocha Vieira
Miguel Rocha VieiraMiguel Rocha Vieira, de 38 anos, tem no ...
Agatha Ruiz de la Prada
Agatha Ruiz de la Prada Agatha Ruiz de la Prada, que expôs de 9 ...

Está aqui

Lara Sá

Proteção Civil | Divisão de Prevenção e Sensibilização. A colaborar com a Divisão de Prevenção e Sensibilização há quatro anos, Lara Sá faz parte de uma equipa que realiza nas escolas do concelho ações de sensibilização sobre prevenção de acidentes domésticos, fogos florestais, cheias e sismos. “Olha a Senhora da Proteção Civil”. É desta forma que as crianças a cumprimentam quando a encontram na rua, o que a deixa satisfeita porque significa que se lembram do motivo que a levou a visitar a escola. Casada e mãe de dois filhos, nasceu há 42 anos em Moçambique e vive em Cascais desde os cinco anos.

Na universidade forma-se em Geologia. “Sonhava fazer prospeção mineira”.

Em 1996 vai estagiar para as Minas de Neves Corvo. “Foi nesse ano que pela primeira vez aceitaram mulheres na mina”. Lara explica que havia uma crença enraizada de que as mulheres na mina são uma espécie de agoiro. Os turnos, as altas temperaturas, a humidade relativa, o cheiro a enxofre, a pouca luminosidade e a falta de estruturas para receber mulheres não a assustaram. Fascinava-a o fato de poder descobrir o minério recorrendo à análise das estruturas geológicas.

No âmbito da divulgação das geociências, colabora no projeto Ciência Viva que contou com a participação de várias escolas de Cascais. Simultaneamente dava aulas no ensino básico, secundário e também na Universidade de Évora, enquanto terminava o mestrado em Cartografia Geológica. Ingressou, na Câmara Municipal de Odivelas, em 2001, onde entre vários projetos, colaborou na reconversão de uma grande área geologicamente instável.

No ano de 2005 aceitou o desafio de coordenar o Gabinete de Instalações e Equipamentos Municipais na Câmara Municipal de Cascais. Regressou à Câmara Municipal de Odivelas para exercer funções Serviço Municipal de Proteção Civil, em 2008. Sempre dentro da transversalidade da sua área académica, Lara ficou, até hoje, ligada a projetos de sensibilização, função que exerce na Proteção Civil de Cascais.

 

 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais