Frequência da Atividade Física no 1º Ciclo

Questionário da Frequência/Vivência de Prática Física, Alimentação e Hábitos de Vida Saudável dos alunos do 1º Ciclo

A Câmara Municipal de Cascais tem como objetivo recolher dados reais que sirvam de apoio à tomada de decisão. Os resultados deste inquérito permitem ao município ter uma perspetiva mais alargada, irão contribuir para a promoção/implementação de programas que visem melhorar o desenvolvimento desportivo dos alunos das escolas públicas do 1º ciclo.

O nosso agradecimento aos 1.569 encarregados de educação que participaram neste questionário, representando 31% da comunidade escolar do 1º ciclo , contribuindo com a sua experiência e opinião, ajudando desta forma a reunir informação útil.

Consulte as principais conclusões do inquérito, no quadro abaixo.

Destacamos algumas das conclusões:

Atividade Física - Cerca de 60% das respostas consideram que a atividade física nas escolas contribui para o bom desenvolvimento físico e motor. De salientar que 67% considera que o educando deveria ter mais atividade física na escola.

Alimentação - Quando questionados sobres os alimentos mais consumidos ao pequeno almoço, os números refletem um crescente cuidado, colocando o consumo de cereais no topo da "cadeia alimentar" e os bolos no último lugar, com 7%.

Atividades/Lazer - Os dados são otimistas, com 92% de respostas a confirmar que os educandos costumam brincar em espaços público. Ao nível do acesso, cerca de 90% vivem perto de espaços onde as crianças podem brincar.

Sabemos como as escolhas dos pais se refletem na vida dos filhos. As respostas a este questionário confirmam uma crescente consciência coletiva dos benefícios de adotar um estilo de vida saudável.
Misturar exercício físico com uma dose de alimentação equilibrada, acrescentar momentos de lazer, entre brincadeiras e gargalhadas, são alguns dos pilares que fazem parte de um percurso de vida mais saudável.

O DESPORTO COMEÇA NA ATITUDE!

Rede de ensino publico

Mais informação AQUI