Está aqui

Objetivo 7: Energias Renováveis e Acessíveis

 
A redução dos consumos de energia e de emissões de gases de efeito de estufa são cada vez mais preocupações sociais, presentes nas medidas e decisões das instituições, empresas e particulares.
A eficiência energética de uma organização é atualmente um fator que identifica a sua capacidade inovadora e o impacto ambiental das suas atividades.
Cascais tem vindo a desenvolver medidas que visam a redução de consumos de energia e o aproveitamento dos recursos energéticos endógenos, potenciando a eficiência energética através da implementação de medidas no seu território.
Continuará a apostar na tecnologia associada a energias renováveis e utilização racional dos recursos.
Metas Globais | Objetivo 7Boas PráticasSaiba maisDê o seu contributo
Metas Globais | Objetivo 7
Realce para as metas globais que apresentam um maior potencial para o processo local. Estas podem assim ser redefinidas com base nos objetivos locais e capacidade de resposta institucional:
 
7.1. Até 2030, assegurar o acesso universal a serviços de energia modernos, fiáveis e a preços acessíveis
 
7.2. Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global
 
7.3. Até 2030, duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética
 
7.a. Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso às tecnologias e investigação sobre energias limpas, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa
 
7.b. Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com os seus respetivos programas de apoio

 

Boas Práticas
O Plano de Ação para a Energia e Sustentabilidade do Município de Cascais, finalizado em 2012 para o Pacto dos Autarcas, potencia os elementos obtidos das várias Matrizes Energéticas através da definição de medidas e ações, no campo da eficiência energéticas e energias renováveis, iluminação pública, transportes, entre outros, com a identificação de 13 medidas proposta ao nível da Autarquia e 12 medidas ao nível do Concelho. Este documento de referência é atualmente uma importante ferramenta de apoio à decisão.
 
O projeto de eficiência energética dos edifícios municipais consiste numa estratégia integrada de redução de consumos de energia associada à infraestrutura da Autarquia. Esta medida consiste na auditoria e análise da realidade do edificado e identificação de ações de eficiência e do período de retorno do investimento da solução, tendo como objetivo a sua materialização. Este projeto apenas termina com a implementação monitorização da medida, por forma a medir efetivamente o seu impacte e eficiência.
 
O Plano Municipal para a Iluminação Pública consiste numa estratégia de eficiência energética na iluminação pública de Cascais. Estas medidas têm como objetivo reduzir os consumos de energia, mas também melhorar a qualidade e a capacidade da autarquia interagir com o espaço público. Tem vindo a ser feito um investimento progressivo em novas luminárias LED com possibilidade de gestão, um investimento que se pretende alargar, para dar prioridade a zonas mais degradadas e com necessidades de requalificação e a locais com retorno mais rápido do investimento.
Saiba mais
Descubra mais projetos e estratégias da Câmara Municipal de Cascais e de entidades parceiras cujo trabalho promove os princípios da Agenda 2030:
 

 

Dê o seu contributo
Todos podemos contribuir para a concretização do objetivo "Energias Renováveis e Acessíveis"
 
- Tem uma ideia que contribua para atingir este objetivo? Envie-nos por e-mail.
- Sempre que divulge uma ação ou projeto que seja relevante para os Objetivos use o hashtag  #CASCAIS2030
 
Para dúvidas e/ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do e-mail cascais2030@cm-cascais.ptt

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais