Está aqui

PRADIM - Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal

O Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal (PRADIM) visa incentivar instituições, coletividades e particulares na posse de pequenos fundos documentais não organizados ou de qualquer documentação com interesse público, a integrarem os mesmos, física ou digitalmente, no Arquivo Histórico Municipal de Cascais.
O Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal foi estabelecido de forma a assegurar a recolha, preservação, organização, descrição e comunicação de todo o tipo de documentação com interesse para a história do concelho de Cascais.
 
Criado por deliberação da Câmara Municipal de Cascais de 20 de fevereiro de 2006, o PRADIM garante a salvaguarda de todo o tipo de documentação de conservação permanente na posse de pessoas singulares e coletivas com interesse em delegar o seu tratamento e preservação ao Arquivo Histórico Municipal de Cascais, mediante acordo a firmar entre as duas partes. Nos casos em que não for possível acautelar-se o depósito físico da documentação, prevê-se a possibilidade do depósito se concretizar digitalmente.
 
No âmbito do PRADIM, a Câmara Municipal de Cascais estabeleceu diversos acordos de depósito, que permitem já a consulta dos seguintes fundos e coleções:
 Armando Martins Janeira (nova remessa – 2009)
 Hotel Palácio (2010)
 Pintor Eduardo Leite (digital – 2011)
 
 
E das coleções:
 António Capucho (digital – 2008)
 Maria Albertina Madruga (digital – 2008)
 José Santos Fernandes (digital – 2009)
 
Foram igualmente aprovados os depósitos dos seguintes arquivos, que em breve serão transferidos para o Arquivo Histórico Municipal:
 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais (digital – 2014)
 Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Estoris (2015)
 Bailarina Noémia Ferraz (2015)
 Casa de Louriçal (digital – 2014)
 Grupo de Instrução Musical e Desportivo da Abóboda (2015)
 Grupo Recreativo Livramento Estoril Clube (2015)
 Junta da União de Freguesias de Carcavelos e Parede (2016)
 
Decorrem negociações para a recolha dos arquivos das restantes associações concelhias com mais de 50 anos de atividade, de forma a reunir no mesmo espaço a preciosa documentação destas instituições, cuja história se enleia de forma perene no nosso passado coletivo. A transformação do Arquivo Histórico Municipal de Cascais num verdadeiro Centro de História Local, destinado a servir de forma mais eficiente as necessidades informativas da comunidade, ao mesmo tempo que assegura a preservação destes importantes fundos documentais é, assim, uma realidade em constante desenvolvimento.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais