Está aqui

Coleção Memórias Digitais de Cascais

Esta coleção tem por objetivo facultar o acesso on-line às mais recentes edições da Câmara Municipal de Cascais, em prol da (re)descoberta da(s) história(s) e património(s) do concelho.

N.º 1 - Cascais: 650 anos de História

Síntese dos principais momentos da história de Cascais, desde 7 de junho de 1364 até ao presente. Nesta edição, produzida por ocasião das comemorações do 650.º aniversário da Vila de Cascais, elenca-se também a bibliografia fundamental para o estudo dos períodos históricos abordados.
APENAS EM EDIÇÃO DIGITAL: VEJA AQUI!

N.º 2 - Cascais: Território | História | Memória

Tendo por base a mais recente bibliografia, narra os principais momentos da história do concelho de Cascais. Com intenso recurso à imagem e particular destaque para a história contemporânea, apresenta textos de Helena Gonçalves Pinto, Helena Matos, Irene Pimentel, João Miguel Henriques, Jorge Mangorrinha e Margarida Sequeira.

EDIÇÃO DIGITAL: VEJA AQUI!
EDIÇÃO IMPRESSA: Disponível para venda e para consulta nas Bibliotecas Municipais de Cascais com a cota: 908 CAS CAS FL.

N.º 3 - História(s) do(s) Mercado(s) de Cascais

História do Mercado Municipal de Cascais, um dos marcos arquitetónicos mais simbólicos da vila e ponto de encontro dos cascalenses desde 1952.  Tendo por base a documentação preservada no Arquivo Histórico Municipal, conta a história dos espaços que o antecederam e reproduz testemunhos dos mais antigos funcionários e vendedores.

EDIÇÃO DIGITAL: VEJA AQUI!

EDIÇÃO IMPRESSA: Disponível para venda na Livraria Municipal e para consulta nas Bibliotecas Municipais de Cascais com a cota: 394.6 CAS HIS FL

N.º 4 - 500 Anos do Foral Manuelino de Cascais: 1514-2014

O processo de restauro do Foral  Manuelino de Cascais foi o ponto de partida para a produção de um estudo pioneiro sobre a história dos forais em Portugal, obra verdadeiramente multidisciplinar, que contou com a participação de historiadores, técnicos de restauro e cientistas. 

EDIÇÃO DIGITAL:  VEJA AQUI!

EDIÇÃO IMPRESSA: Disponível para venda e para consulta nas Bibliotecas Municipais de Cascais com a cota: 908 CAS QUI FL

N.º 5 - 1914-1918: Cascais na I Guerra Mundial 

Investigação acerca da história de Cascais durante a Grande Guerra, em que se realçam as suas consequências na vida local, nomeadamente ao nível do racionamento e do esforço de guerra, evocando-se igualmente os naturais de Cascais que participaram no conflito.

APENAS EM EDIÇÃO DIGITAL - VEJA AQUI

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais