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Objetivo 4: Educação de qualidade

 
A educação e o ensino de qualidade são fundamentais para captar e valorizar todo o potencial humano das comunidades, em particular para fomentar a inclusão social através do aumento de oportunidades no mercado de trabalho.
O investimento na educação assegura ainda que os cidadãos, independentemente da idade, estão capacitados para reduzir as desigualdades, em particular dos mais vulneráveis ou com necessidades especiais.
As políticas de valorização da educação obedecem aos princípios da qualidade do ensino, variedade de oferta e oportunidades, bem como da otimização das infraestruturas e corpo letivo.
A motivação da comunidade deve ser assegurada com um ambiente letivo variado, saudável e inclusivo. 
 

 

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Metas Globais | Objetivo 4
Realce para as metas globais que apresentam um maior potencial para o processo local. Estas podem assim ser redefinidas com base nos objetivos locais e capacidade de resposta institucional:
 
4.1. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
 
4.2. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo a que estejam preparados para o ensino primário
 
4.3. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo à universidade
 
4.4. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
 
4.5. Até 2030, eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade
 
4.6. Até 2030, garantir literacia e aptidões numéricas a todos os jovens e a uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres
 
4.7. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
 
4.a. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e às questões de género, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
 
4.b. Até 2020, ampliar substancialmente, a nível global, o número de bolsas de estudo - para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos - para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, científicos e de engenharia, em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
 
4.c. Até 2030, aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento

 

Boas Práticas
O Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais consiste num conjunto de atividades teóricas e práticas promotoras da educação para o desenvolvimento sustentável, nas temáticas da Cidadania, Natureza, Mar, Resíduos, Energia e Proteção Animal. Este Programa pretende promover os princípios da “Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2017-2020” nas escolas de Cascais, desde o ensino pré-escolar ao secundário, disponibilizando atividades em conformidade com as metas curriculares, realizadas em sala de aula ou em espaços naturais do concelho.
 
O Ensino Profissional em Cascais aposta no alargamento e qualificação das ofertas nas escolas públicas, enquadrado no objetivo de qualificação do sistema educativo concelhio, no combate ao insucesso e abandono escolar e na facilitação escola-mercado de trabalho. Permitindo a operacionalização de cursos especializados e respetivas sequencialidades formativas. Como por exemplo o Pólo Tecnológico de Formação / Curso Profissional Eletrónica Médica / Curso Profissional Manutenção Aeronáutica.
 
A Sala de Inovação Educativa vem criar um novo paradigma educativo em que se fomenta o trabalho de grupo, o raciocínio lógico, a pesquisa temática e o sentido crítico, ferramentas essenciais para a criação de competências pessoais e profissionais dos educandos. Proporcionando ferramentas, ações e demais recursos uteis às tomadas de decisão dos órgãos de gestão escolar. Constituída por mobiliário móvel, “tablets”, painéis interativos e equipamento de introdução à robótica e programação. Conta também com recursos para a implementação de Conteúdos Curriculares Locais nas áreas da Programação e Robótica; Empreendedorismo; Cidadania; História local.
Saiba maisDê o seu contributo
Todos podemos contribuir para a concretização do objetivo "Educação de qualidade "
 
- Tem uma ideia que contribua para atingir este objetivo? Envie-nos por e-mail.
- Sempre que divulge uma ação ou projeto que seja relevante para os Objetivos use o hashtag  #CASCAIS2030
 
Para dúvidas e/ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do e-mail cascais2030@cm-cascais.pt

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